Impermeabilização de telhados: Conheça os principais tipos
Para evitar possíveis danos e prolongar a vida útil das suas telhas, a impermeabilização é a solução mais recomendada.

Telhados e coberturas são as áreas que mais sofrem com as ações do tempo e mais necessitam de impermeabilização. Afinal, ficam diretamente expostos aos raios solares, chuvas, ventos, variações bruscas de temperatura e todos os tipos de intempéries.

Assim, para evitar possíveis danos e prolongar a vida útil das suas telhas, a impermeabilização é a solução mais recomendada.

Esta é uma técnica muito importante, para proteger todas as áreas do imóvel contra as ações do tempo, possíveis pontos de infiltração e controlar a temperatura dentro dos ambientes.

Porém, saiba que existem diferentes sistemas de impermeabilização, e cada um é específico para um tipo de telhado e edifício. Consulte os profissionais, Pintura Agreste durante esta etapa, onde a equipa indicará o sistema mais recomendado para a sua situação.

Impermeabilização em acrílicos

À base de resina acrílica, este tipo de impermeabilização é bastante eficiente e assim amplamente utilizados. Quando curados, formam uma camada flexível e elástica, criando uma cobertura alta, resistente às ações do tempo e à formação de lâminas d’água e poças.

Aplicado diretamente no telhado, demora cerca de 72 horas para secar completamente.

Manta asfáltica comum e aluminizada

A manta asfáltica feita com material asfáltico modificado, estruturada a partir de diversos materiais – poliéster, fibra de vidro, polietileno e borracha – conferindo maior resistência, redução de ruídos, conforto térmico, proteção UV e menor custo.

A diferença para a manta aluminizada é a cobertura em película de alumínio e protegida por um filme plástico. Assim, é flexível e muito resistente aos raios solares e demais intempéries. Vendida em rolos, tem uma aplicação rápida e prática.

Impermeabilização com manta ardosiada

O grande diferencial desta impermeabilização, é que as camadas de proteção são formadas por pequenas escamas de ardósia natural ou granulosos minerais.

Tem assim uma grande durabilidade, maior resistência e variedade de cores, proporcionando um melhor acabamento, relativamente à manta aluminizada.

No entanto, não é indicada para a impermeabilização de telhados com inclinação inferior a 30%.

Membrana líquida de silicone

Composto, 100%, por silicone com alto teor de sólidos, é moldado diretamente no telhado sem gerar resíduos.

O material é extremamente flexível e possui um ótimo desempenho contra os efeitos nocivos dos fenómenos naturais. Como também, um produto extremamente leve e adequado para a maioria dos telhados e coberturas.

Como dica, dê preferência para a cor branca, que possui um ótimo índice de reflexividade, proporcionando assim maior conforto térmico.

Relacionados

Fique a saber mais

Orçamento